2005
São Paulo (SP)


planta nível 92.50

planta nível 100.30

planta nível 103.10

planta nível 106.25

corte longitudinal

corte longitudinal

corte longitudinal














O fato de grande porção do terreno situar-se três metros abaixo do nível da rua e a conformação típica deste lote urbano de 10X40 metros permitiram realizar a casa como um extenso espaço aberto que se relaciona de forma direta e transparente com a rua sem deixar de garantir a privacidade dos seus usos.
Este espaço central é definido de uma lado pela estrutura lateral na face norte – uma parede livre paralela que abriga uma biblioteca para 7.500 volumes – e de outro lado pelo bloco paralelo construído junto a divisa que atravessa todo espaço – um bloco fechado com três pavimentos que abriga todos os serviços, equipamentos e dormitórios . O acesso a esta parede de livros se realiza através de mezaninos metálicos que são os estúdios e relacionam-se com os dois pavimentos de forma intercalada.
Aproveitou-se do desnível entre a rua e o nível do terreno e desta forma se pode ver a paisagem longínqua através do espaço vazio da casa. A cobertura, uma laje cheia de água e caminhos, permite também esta mirada, além de garantir o conforto térmico da casa.
A casa adota soluções construtivas simples, reduzindo-se ao máximo as ações necessárias para sua realização. A estrutura da barra é de alvenaria armada e a da parede livre em concreto armado. As instalações são realizadas aparentes sem interferências depois da estrutura executada Os acabamentos são simples: pisos monolíticos em concreto branco e mosaico português, também branco. As paredes sem revestimentos estão prontas ao serem executadas. Uma única exceção: a parede livre que será revestida de livros, tempo e história.