ESCOLA ESTADUAL EM ARAÇARIGUAMA

1998
Araçariguama (SP)

planta pavimento térreo

planta pavimento superior

A esta escola estadual, como tantas outras, foi destinada uma área residual em um loteamento periférico na cidade de Araçariguama, a 50 km de São Paulo.

Por situar-se no limite de um vale, sua conformação topográfica acentuada, além dos limites irregulares do terreno, conduziram a uma ocupação longitudinal oferecendo a vista da vertente oposta do vale.

Optou-se por ocupar o platô único existente abaixo do nível da rua, mantido pela construção de um muro de arrimo em gabião de 40 metros de extensão que reconstrói e recupera a rua no nível da cidade.

A escola esta deslocada propositalmente do eixo da rua de forma a não subtrair da cidade e de todos a vista alongada e o acesso se realiza através de uma ponte que liga-se diretamente ao bloco administrativo ou por uma escada que permite o acesso ao recreio coberto e quadra.

As atividades didáticas e vivencia situam-se em um bloco anexo ligado por uma passarela e, mais uma vez, aberta a vista.

A escola, um reduzido programa, componentes e construções limitadas, é um esforço em busca de se trabalhar dentro destes limites.

PROJETO

1997

OBRA

1998

ARQUITETURA

Alvaro Puntoni

ESTRUTURA

Gilberto Rodrigues Pinto

INSTALAÇÕES

Sandretec Ltda.

CONSTRUÇÃO

Planejamento e Montagem SVM Ltda
Top