EDIFÍCIO HABITACIONAL EM PINHEIROS

2006
São Paulo (SP)

O LUGAR

A área de 22m por 45m com uma extensão de 15m por 7m ao fundo é resultado do remembramento de quatro terrenos com acesso pela rua Artur de Azevedo. Apesar da construção da linha quatro do Metrô e do restante da infra-estrutura existente no local, a lei de zoneamento vigente permite a construção de apenas duas vezes a área total do terreno com a altura máxima de 25m em relação ao perfil natural do terreno. Os limites impostos pelo zoneamento à região indicam como ideal a construção de um edifício residencial, uma vez que existe a demanda e o bairro possui grande oferta de serviços como restaurantes, lojas, clubes e escolas, etc.

O EDIFÍCIO

Desde o principio se tentou por meio do desenho arquitetônico minimizar os custos e simplificar a construção do edifício, optando por soluções que fossem rápidas e permitissem a maior aproximação possível com a pré-fabricação.

A estrutura do edifício esta dividida em dois blocos nitidamente distintos: o núcleo servidor – um bloco central em concreto – que abriga os elevadores, a escada de segurança e os banheiros e consequentemente todas as prumadas de instalações; e a estrutura envoltória em aço, composta por pilares e vigas metálicas que suportam as lajes pré-fabricadas de concreto destinadas a servir de piso e cobertura para os ambientes que fazem parte do restante do programa.

Como a estrutura é periférica, as possibilidades de ocupação e divisão dos espaços são múltiplas permitindo inclusive a possibilidade da coexistência de apartamentos de áreas diferentes no mesmo pavimento, adequando-se a qualquer demanda dos futuros usuários.

A construção da laje do térreo 1.4 metro acima da cota mais baixa do terreno permite que a garagem seja dotada de ventilação e luz natural e divide o jardim em dois planos distintos. A forma irregular do terreno sugere a implantação de um 17º apartamento no chão: uma casa que goza das facilidades do condomínio e das vantagens estar localizada no miolo do quarteirão, uma maneira de resolver esta recorrente questão, uma forma inovadora que viver em condomínio.

2º subsolo

1º subsolo

planta do pavimento térreo

planta do pavimento tipo

planta da cobertura

corte longitudinal

corte longitudinal

elevação

elevação

ARQUITETURA

Alvaro Puntoni, João Sodré, Jonathan Davies
Top