CASA EM SÃO FRANCISCO XAVIER

1997
São Francisco Xavier (SP)


planta pavimento térreo

corte transversal

elevação

Esta pequena casa foi construída para um médico que vive fora do Brasil, onde costuma passar suas férias. Localizada a 1.700 m de altitude, na Serra da Mantiqueira, a dificuldade de acesso impôs uma solução simples.

O estreito local destinado a implantação da casa, definido pela topografia acidentada, foi ocupado no sentido longitudinal, abrindo os dormitórios para o bosque local (leste) e privilegiando a sala com a vista do vale. Esta implantação permite uma folga maior entre a casa e o terreno, incorporando a paisagem ao ambiente construído.

A sala liga-se diretamente a varanda de madeira – solta do terreno – com a qual integra-se através de caixilhos de madeira e vidro totalmente retráteis.

A lareira pré-fabricada com fechamento em alvenaria e encaixada na parede de pedra contínua desde a fundações, define o ambiente de estar. A cozinha esta totalmente integrada a sala, sem paredes divisórias, é resolvida em um plano de trabalho linear com aberturas para ventilação e desfrute da paisagem.Suas atividades, pelo caráter de exceção da casa estão incorporadas a sua vida cotidiana.

Os dormitórios constituem um espaço mais fechado e preservado da área social, mas abrem-se para a varanda. O banheiro é um bloco isolado e esta ligeiramente deslocado, interferindo minimamente no espaço e funcionamento da casa, o que é desejável.

A casa foi construída pela mão de obra local utilizando as técnicas vernaculares. A estrutura, e consequentemente a construção, é simples. As fundações foram feitas com pedras do lugar assentadas diretamente em valas escavadas. As vigas de madeira estão apoiadas diretamente nas alvenarias e em pilares de madeira, quando necessário. Caibros fixados diretamente nos pilares de madeira controlam a incidência solar e adoçam o pé direito da varanda.

Um pequeno ensaio de fazer arquitetura dentro das possibilidades e respeitando nossa história.

PROJETO

1997

OBRA

1998

ARQUITETURA

Alvaro Puntoni

CONSTRUÇÃO

Dimas (São Francisco Xavier)
Top