LIVING BOX

2006

planta tipo / módulos

corte transversal / módulo

corte transversal / edifício

implantação / planta dos conjuntos

CASA H

Uma casa de fácil transporte, temporária ou permanente, como sugerida pelo Living Box levou a adoção do pré-fabricado de concreto armado e sua máxima otimização de transporte. Uma habitação montada, que pode ser organizada como edifício ou casa isolada.

A UNIDADE

Uma única peça de concreto pré-fabricada “H”, com medidas 4 x 2.45 x 2,50 metros, sobrepostas e unidas, conforma o espaço da unidade. Cada modulo espacial pleno é constituído por 10 peças idênticas, perfazendo um espaço de 4 x 12,25 x 2,35m.

Uma segunda peça pré-fabricada constitui o núcleo hidráulico e abriga a cozinha e o banho.

As aberturas situam-se nos planos longitudinais e conformam-se no momento da execução dos módulos espaciais, ou seja, são grandes aberturas opostas que garantem a ventilação transversal e a dupla orientação, admitem uma maior flexibilidade no momento da implantação do edifício.

O painel de fechamento transversal evita a escala diminuta típica destes pormenores. Trata-se de um único caixilho de vidro que encerra o espaço habitável.

A FABRICAÇÃO

A fabricação da peça única estrutural é realizada por uma forma com sua parte interna fixa e as laterais articuladas, permitindo a desmoldagem de forma simples. Na produção poder-se-ia utilizar concreto branco ou colorido, agregando materiais que possibilitassem a diminuição de seu peso e ampliassem seu comportamento térmico.

A MONTAGEM

As ações fundamentais de obra são apenas duas: a montagem da estrutura e a aplicação da estrutura de circulação em aço.

Preparadas as fundações, as peças são montadas com grande rapidez. Cada peça se apóia longitudinalmente de forma integral sobre as fundações. Uma vez montadas as peças de configurados os módulos espaciais, os blocos hidráulicos são inseridos, fixados e conectados nas prumadas de instalações. Após a montagem, a estrutura de aço das passarelas, escadas e elevadores são fixados diretamente na estrutura de concreto. Finalmente os painéis de fechamento são montados. As unidades, bem como sua cobertura e paredes laterais do limite de cada grupo, receberiam tratamento para proteção térmica e impermeabilização.

O TIPO HABITACIONAL

As tipologias possíveis são definidas pelo único componente espacial que se repete serialmente e se articula pela escada e varanda de circulação. As unidades se organizam em dois pavimentos ou em um único pavimento, e são servidas por blocos de serviço de acordo com esta disposição.

Tanto o espaço de estar, como o de dormir, podem permanecer integralmente abertos, o que é mais conveniente para a ventilação cruzada, ou serem organizados ou divididos de múltiplas maneiras, de acordo com as necessidades, por meio da disposição de mobiliário ou divisórias leves.

O EDIFÍCIO

A sobreposição de 5 peças “H”conforma um edifício de 4 pavimentos. As unidades são articuladas e organizadas pela circulação horizontais avarandada e pelas escadas sobrepostas das unidades, que estabelecem as tipologias.

O espaço necessário para as escadas das unidades gera uma fresta contínua no edifício, cujo fechamento realizado com vidro incolor, permite que os usuários possam divisar o exterior e vice-versa, possibilitando a visualização do movimento no espaço. Esta transparência pode reduzir a sensação de peso sugerida pela extensão da fachada, além de revelar nitidamente a composição múltipla do edifício.

As varandas de circulação ocorrem a cada dois pavimentos, reduzindo o número de paradas do elevador e liberando as fachadas do edifício para iluminação e ventilação. Trata-se deuma estrutura de aço em balanço de 1,50 m, dotado de um peitoril metálico. A circulação horizontal se relaciona com o elevador.

A cobertura pode ser utilizada como espaço comum.

A IMPLANTAÇÃO

O exemplo de implantação hipotética sugerido demonstra apenas um caso aplicado. Vale destacar a total independência das unidades habitacionais e terreno e também a total independência das unidades entre si. Assim o modelo apresentado é reduzido, ao mínimo, nos seus componentes e versáteis, ao máximo, nas suas aplicações.

CONCURSO INTERNACIONAL

ARQUITETURA

Alvaro Puntoni, João Sodré, Jonathan Davies
Top