2007
Marília (SP)


planta nível 0.00 - 1.40

planta nível 1.40 - 2.45

corte longitudinal

corte transversal

corte transversal


Uma sombra para as atividades
A casa se situa na cidade de Marilia, cerca de 450 km a noroeste de São Paulo, caracterizada por seu clima subtropical, marcada por altas temperaturas. O terreno onde se situa esta casa está no limite da área urbanizada da cidade, em uma colina com suave declividade.
O terreno apresenta um formato irregular, com pequeno desnível e uma faixa verde não edificante em um de seus limites e de outro lado uma área verde arborizada.
A topografia foi aproveitada desenhando os três níveis: o nível inferior abriga a garagem e serviços; o nível intermediário constitui a varanda e o nível superior é ocupado pela sala e os dormitórios. Devido sua proximidade, apesar de três diferentes níveis, sugerem uma casa com térreos multiplicados.
Em relação a disposição da casa optou-se pela ocupação no sentido da maior extensão. A sala e dormitórios se concentram na barra longitudinal em concreto armado servida por uma sombra definida por uma estrutura transversal configurando uma varanda aberta e arejada que se serve da paisagem. Abaixo se situam os serviços e a garagem. A barra é fechada e suas aberturas externas reguladas por quebra-sois móveis de madeira. Uma casa fechada e aberta ao mesmo tempo, uma sombra para as atividades, uma janela para paisagem.