POUSADA EM JUQUEHY

1993-1994
São Sebastião (SP)

planta pavimento térreo

planta pavimento superior

corte transversal

Município de São Sebastião, praia do Juquehy. O lote disponível para a implantação da pousada não possui outro atrativo natural: não há frente para o mar, nem serra. Daí a opção por um desenho introvertido. O pátio central define o espaço comum de convívio, para onde se abrem todas as unidades.

O corte transversal esclarece o partido do projeto: A cobertura de cada pavilhão, num plano único e inclinado, abre-se para o bairro e faz a varanda a meio nível na parte interna. Esse perfil é como se fosse extraído das duas águas tradicionais com cumeeira central e varandas nos dois lados, seccionado pela cumeeira temos o perfil de um dos pavilhões desta pousada.Os dois pavilhões espelhados constroem o pátio.

As varandas que existem nos dois lados da seção tradicional de duas águas, em geral, desfrutam da paisagem extensa e exuberante.Neste projeto essa relação está invertida: as varandas se abrem para o pátio, uma paisagem construída pela arquitetura, são dez metros na largura e vistas desimpedidas pelo eixo longitudinal. Portanto não é fechado como um claustro, ao contrário estabelece a cota de passeio a meio nível e proporciona uma perspectiva privilegiada, a cavaleira, do exterior.

O passeio a meio nível, pela cota intermediária, define sem exceção o nível de convívio comum, por este plano se chega às unidades e também à piscina e solário. O pátio em si, jardim, foi mantido na cota original do terreno, inferior, para preservar as unidades e orientar a circulação.

A partir dessas características, observando o programa e as condicionantes, o projeto se desenvolveu com a colaboração técnica dos profissionais responsáveis pelos projetos complementares.

PROJETO

1993-1994

OBRA

1998
3º PRÊMIO JOVENS ARQUITETOS

ARQUITETURA

Alvaro Puntoni, Angelo Bucci

COLABORADORES

Carmem Morais, Cristina Tosta, Omar Dalank

ESTRUTURA

Américo Griecco Jr., Ricardo França

CONSTRUÇÃO

Paulo Balugoli

ESQUADRIAS

Miguel Lacombe de Góes, João Gomes Pereira
Top